quinta-feira, 21 de junho de 2018

Aula de Canto Online

TA e CT, drives vocais, melismas e diversos outros assuntos. São tantos nomes estranhos e tantas técnicas diferentes… como aprender a cantar sem ter nenhuma noção do que tudo isso seja?Será que eu estou preparado para entrar nesse mundo? Será que eu DEVO entrar nesse mundo?
Bem, muitos dos meus alunos das aulas de canto online têm esses questionamentos e realmente, o universo do canto é gigante. Mas não é por isso que você precisa ter medo dele! Com um passo de cada vez, todo mundo pode aprender a cantar. Sim, é possível mesmo se todos disserem que você é totalmente desafinado. Continue lendo o post e veja algumas dicas extraídas do meu curso Aula de Canto Online ←Clique e baixe agora!

Tenha referências

Referências para aprender a cantar: Chris CornellÉ claro que você não vai imitar ninguém, até mesmo porque é preciso desenvolver a SUA PRÓPRIA voz. No entanto, ter referências é essencial. Isso porque os cantores que você mais admira serão aqueles que te inspirarão na hora de compor alguma coisa ou ao interpretar um determinado trecho de alguma música.
E não importa se as suas referências estão envolvidas no rock, na bossa, no soul ou na mpb. Não importa nem mesmo se as referências forem instrumentais. Sim, isso mesmo! Afinal, tudo é som. Obviamente, as vozes são mais relevantes para quem deseja saber como aprender a cantar, mas músicas instrumentais também ajudarão o seu ouvido a crescer e às vezes podem te dar inspirações que nenhum cantor poderia te dar.
A música instrumental pode, por exemplo, te mostrar um timbre diferente que você queira imitar apenas por diversão e essa brincadeira pode te ajudar a acessar algum registro vocal que antes era difícil. Ou então, ela pode te apresentar alguma escala que seria ideal para dar um charme naquela melodia que está sendo composta. Existem muitas possibilidades, portanto mantenha os “ouvidos abertos”!

Aqueça e desaqueça a sua voz

Muitos alunos me perguntam sobre como aprender a cantar, mas esquecem de terminar a frase: “como aprender a cantar de uma maneira saudável?”. Pois é, a voz é o seu instrumento e ela não pode “apresentar defeitos” a longo prazo. Então, antes de soltar a voz, é legal fazer exercícios para aquecê-la e, depois de terminar, fazer exercícios para desaquecê-la.
Isso irá aumentar a longevidade do seu instrumento, além de impulsionar o seu desempenho durante o canto. Até porque, eu consigo perceber facilmente nas minhas aulas de canto online que, quando aquecidos, os meus alunos conseguem executar algumas notas a mais depois de algum direcionamento.

Grave a sua voz

Como aprender a cantar - gravando vozÉ comum acharmos a nossa voz feia quando a ouvimos pela primeira vez. Isso acontece porque ela ressoa em alguns locais no nosso corpo e acaba soando diferente aos nossos ouvidos. Mas essa não deve ser uma desculpa para não nos ouvirmos!
Afinal, como aprender a cantar se você não sabe como é o seu timbre? Ou pior: você já se imaginou gravando um single, EP ou álbum e detestando o resultado? Pois é, algo tão ruim que pode acontecer por uma simples falta de conhecimento da própria voz.
E ainda tem mais: caso você ainda não tenha aulas de canto online ou presenciais, essa é a única maneira possível de identificar quais são os reais problemas da sua voz. É claro que às vezes você não vai saber como melhorar rapidamente e precisará de uma ajuda exterior, mas lembre-se que se autoconhecer é importantíssimo. Muito depende de você!

Treine bastante para aprender a cantar!

Eu costumo falar para os meus alunos que me perguntam sobre como aprender a cantar: “treinem todo dia” e muitos acham isso estranho ou até mesmo chato. Realmente, pode ser cansativo, mas a voz trabalha com músculos que precisam ser exercitados para que a execução das músicas seja cada vez melhor.
Podemos comparar o canto com a academia. Se você malhar uma vez na semana, mesmo que durante várias horas, os resultados não aparecerão, certo? Em contrapartida, tudo fluirá se você seguir uma rotina de treinos aliada à alimentação balanceada. E o mesmo acontece com a nossa voz!
Para aprender a cantar, não adianta treinar durante duas horas no sábado, três horas na quarta e só. É preciso manter uma rotina de treinos adequada, se alimentar bem e ter os cuidados vocais necessários para não ter nenhum no seu “instrumento”. Lembre-se sempre que é muito melhor treinar meia hora por dia do que duas horas no fim de semana!

Aprenda a cantar com um preparador vocal

Seja com aulas presenciais ou virtuais, individuais ou em um curso online, com um preparador vocal, um coach vocal ou um professor de canto, ter alguém para te auxiliar é muito importante. Isso porque um especialista na área pode te mostrar como aprender a cantar, identificando o que você precisa melhorar a curto, médio e longo prazo. 
É ele quem irá desbravar o caminho das pedras, apontando atalhos para que o seu desenvolvimento seja cada vez melhor. Afinal, como dito, às vezes você não descobrirá rapidamente como aprender a cantar apenas se ouvindo, porque nesse cenário o processo é de tentativa e erro. Você tentará e, caso não dê certo, buscará novas formas de executar determinada frase até conseguir. Algo que pode ser muito complicado sem nenhuma ajuda!
E, como dito no início desse tópico, você pode aprender de diversas maneiras, pois cada pessoa se adapta melhor a algum tipo de ensino. Se você é daquelas que tem uma rotina muito atarefada e por isso prefere fazer os seus horários, ou então se você prefere comprar algo com uma metodologia previamente definida e estruturada, aulas de canto online podem ser uma boa alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário